SOBRE A CIA

A Companhia Cultural Velhus Novatus nasceu a partir de um projeto artístico denominado “Teatro na Comunidade” em São José dos Campos no ano de 1993, tendo se constituído juridicamente,  enquanto uma associação cultural no ano de 1997. As primeiras atividades desenvolvidas pela nossa entidade foram espetáculos teatrais e, a partir dessas vivencias fomos consolidando enquanto instituição de fomento às artes, cultura, ação cultural e cidadania, tendo realizado diversas temporadas nas regiões periféricas da cidade e a participação nos anos de 1999 e 2000 do Projeto Crer para Ver da Fundação Abrinq Pelos Direitos da Criança. No ano de 2010 fomos premiados no edital de Pontos de Cultura (convênio Estado de São Paulo e MINC) com o projeto Caminhos da Cultura. Em 2015 e 2016 fomos conveniados pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de São José dos Campos para a realização da gestão de oficinas e ações ligadas ao carnaval popular da cidade nas casas de cultura e também no Bloco Pirô Piraquara. No ano de 2016 fomos premiados e compomos a rede municipal dos pontos de cultura de São José dos Campos desenvolvendo um importante trabalho nas comunidades onde atuamos e no nosso ponto de cultura.

A Companhia Cultural Velhus Novatus tem atuação predominante nas áreas do teatro, dança, música, literatura e artes visuais tendo como vetor principal a pesquisa da cultura popular e memória, dialogando com agentes culturais, mestres da cultura popular, educadores, artistas e habitantes de comunidades tradicionais, através da facilitação de ações culturais e intercâmbio com diversos coletivos, espaços e outras linguagens.

Tendo a ação cultural como referência para a nossa atuação na comunidade pesquisamos, oportunizamos atividades e criamos várias parcerias e intercâmbios para o estudo, a pesquisa e a difusão de expressões da cultura popular da região do Vale do Paraíba, bem como de suas influências migratórias, considerando que habitamos uma região onde também se consolidou um dos maiores acontecimentos migratórios e imigratórios do país e do mundo ocorridos no século passado.

Enquanto linha geral de pesquisa, além das próprias pesquisas do nosso ponto de cultura, criamos ações e intercâmbios com diversos coletivos e grupos artísticos e da cultura popular, além de facilitar ações formativas nas comunidades e diversos territórios onde o nosso ponto de cultura atua:

Na área de musica e dança, estimulamos a difusão, trocas e  aprendizagem dos ritmos populares da região e os trazidos por migrantes de várias regiões do país que habitam o Vale do Paraíba, tais como a Dança de São Gonçalo, Danças e Cantigas de Roda, Modas e Rodas de Viola, Caninha Verde,  Moçambique , Folia de Reis, Jongo, Congada, Cacuriá, Ciranda, Capoeira, Puxada de Rede, Maculelê, Hip Hop, Percussão, Técnica Vocal e Canto Coral, Maracatu.

Com o objetivo de fomentar e fortalecer o exercício das Artes Cênicas no município de São José dos Campos, bem como propiciar o intercâmbio entre os artistas da área na cidade e a formação de platéia para o teatro, a Cia Cultural Velhus Novatus propõe a realização da “2ª Mostra de Teatro Velhus Novatus – Galpão Em Cena”, propondo a realização de 08 atividades: 06 espetáculos de teatro, 01 exposição fotográfica das atividades realizadas na mostra, além de uma roda de conversa, envolvendo 07 grupos de teatro da cidade. A Mostra terá espetáculos para todos os públicos (crianças, adultos, 3ª idade, etc) e será exibida de forma online. A captação das imagens serão feitas , com a contratação de equipe técnica especializada, em dois finais de semana, no Teatro da Rua Eliza, importante espaço independente da cidade, que será locado, contribuindo , também para a distribuição de recursos e suporte a diversos profissionais, com a contratação de serviços de locação do espaço, técnico de som e luz, produtora para a captação, edição e disponibilização dos espetáculos em plataforma digital, registro fotográfico de todas as atividades, profissional gráfico para a divulgação de todas as ações, todos sob a coordenação de 03 profissionais da Cia que farão a organização, coordenação e produção de todas as etapas de produção da mostra. A Mostra terá sua exibição nas redes sociais da Cia Cultural Velhus Novatus (facebook , yotube, etc.), sendo disponibilizada ao público no período de 03 a 07 de março de 2021. a abertura contará com a realização da Roda de Conversa “Desafios Teatrais em Tempos de Pandemia”, envolvendo os 06 grupos participantes sob a mediação do diretor e ator de teatro André Ravasco. Será disponibilizada uma exposição fotográfica, de forma virtual, do fotógrafo Paulo Amaral, revelando ao público as imagens dos espetáculos, bem como os bastidores da produção do evento. Todos os artistas, espetáculos e profissionais técnicos foram previamente consultados e aceitaram, através de carta compromisso, participar da mesma, caso o projeto seja aprovado. Participam da mostra os seguintes grupos e artistas: Cláudio Luiz, Bonny Ribeiro, Jean Fábio, Simone Sobreda, André Ravasco e os Grupos Boneco Vivo e Velhus Novatus, envolvendo cerca de 30 artistas, técnicos e produtores diretamente no projeto. Distribuídos em 06 dias ininterruptos, acrescidos dos 02 dias de captação das imagens calculamos que a produção e realização da mostra terá uma duração de cerca de 36 horas. Acreditamos que a realização da “2ª Mostra de Teatro Velhus Novatus – Galpão em Cena” possa vir a contribuir para o intercâmbio artístico e fomento ao publico atendido nesse período em que estamos impedidos de realizarmos nossas ações presenciais por conta da pandemia. A Mostra busca envolver espetáculos em diversas linguagens atendendo o público infantil e adulto, além de contar com espetáculos em diversas gêneros tais como o teatro de bonecos, narrativo, comédia e drama.